Existem diversas variáveis que devem ser analisadas antes da compra da sua impressora 3D. O Preço deve ser a menor das preocupações nesse momento, pois nesse caso o barato definitivamente pode sair mais caro.
A maioria das impressoras atualmente no mercado desde as DLP mais baratas até as mais caras são capazes de produzir modelos com boa adaptação, mas a questão aqui também é a facilidade que você terá para produzir o resultado desejado, a pós venda, os tipos de resina oferecidos, a capacidade de investimento em desenvolvimento de novas tecnologias da empresa fabricante e por aí vai.
Abaixo analisamos alguns elementos que geralmente são usados como argumento pela indústria no momento da venda e explicamos como esses parâmetros influenciam na qualidade da sua impressão.
Resolução XY
A resolução XY é a especificação mais falada para impressoras 3D de estereolitografia (SLA) e DLP. Em muitas circunstâncias, também é o mais inútil.
Geralmente quando procuramos a precisão de uma impressora olhamos quantos micras ela tem no eixo XY, esse número realmente não conta toda a história. Em última análise, há uma infinidade de variáveis que podem afetar a saída da impressora. Ao olhar apenas para a resolução XY, somos levados a acreditar que existe uma proporção de 1: 1 entre o tamanho de um pixel no projetor e a resina curada da peça.
É por isso que isso é um cálculo defeituoso: não leva em consideração o material em si, o processo de impressão, o software usado ou inúmeras outras variáveis (as impressoras 3D profissionais têm mais de 100 configurações diferentes que afetam a qualidade da peça). Como resultado, esta especificação não nos diz nada sobre o que você poderia realmente produzir com esta máquina.
Espessura da camada
A espessura da camada é tipicamente usada para descrever o acabamento superficial de uma peça. Embora a espessura de uma camada seja geralmente melhor nas alturas da camada inferior, a questão é que a rugosidade de uma superfície não é padrão em relação à altura da camada.
Quanto mais fina suas camadas forem, mais precisa é a impressora e mais imperceptível a camada é ao olho humano dando uma impressão de acabamento melhor, isso seria parecido ao que chamamos de anti-alias nos desenhos 2D:
📷
Mas como eu sei a precisão então?
O erro que muitos compradores de impressoras 3D fazem é assumir que a resolução XY ou a espessura da camada determinará a precisão da parte final.
A verdade é que a precisão global é difícil de determinar, principalmente porque pode ser impactada pelo comprimento, geometria e orientação. Aqui está um exemplo de uma indicação de precisão para uma grande máquina industrial:
📷
No começo, parece que todas as partes estarão dentro de 25-50 microns, mas o rodapé faz referência a todos os aspectos da produção de uma parte.
A verdade é que a indústria de impressão 3D como um todo não possui um conjunto de especificações padrão que descreve adequadamente o que você pode esperar de uma impressora 3D. Mesmo com a tecnologia estabelecida, as especificações não contam toda a história.
Aqui estão quatro dicas que irão ajudá-lo a avaliar eficazmente diferentes impressoras 3D:
Fale com a empresa. Você está investindo em algo para ajudá-lo a trabalhar mais rápido e projetar novos produtos. A melhor maneira de entender a tecnologia de uma empresa e o funcionamento de seus produtos é conversar com sua equipe.
Solicite uma amostra. Nós estabelecemos que as especificações da impressora 3D não são uma ótima maneira de avaliar o que uma impressora pode realmente produzir. Para ver se uma impressora específica atende às suas necessidades, peça ao fabricante de impressão 3D que lhe envie uma peça de amostra. Depois de receber a amostra, peça à empresa que forneça mais informações. Por exemplo:
Quanto tempo demorou para imprimir?Quanto material foi usado?Qual a espessura da camada?
Se você fizer isso algumas vezes com algumas empresas diferentes, você verá que o acabamento da superfície de diferentes impressoras pode variar, mesmo com a mesma altura de camada.
Solicite peças de amostra personalizadas. Nem todas as empresas vão fazer isso, mas não faz mal perguntar. Ver o seu design impresso irá ajudá-lo a entender o que você pode esperar quando começar a usar a máquina.
Procure por guias de design. A maioria dos fabricantes de impressão 3D publicou guias de design que ajudam os clientes a entender como melhor usar e projetar modelos para suas impressoras.
Se quiser entender melhor sobre os diferentes tipos de impressão 3D que temos a nossa disposição e sua aplicabilidade a odontologia clique aqui a veja nosso artigo que aborda as principais tecnologias do mercado.